Pesquisar este blog

Anúncios

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Noticias de Belford Roxo



Belford Roxo mantém tradição das Folias de Reis

Mais de 1.000 pessoas participaram no último domingo, do 10º Encontro de Folia de Reis em Belford Roxo. A manifestação religiosa, que é mantida no município, aconteceu na Praça do Cruzeirinho, bairro Nova Aurora e contou a presença de sete grupos que se apresentaram para o público mostrando sua cultura. O Encontro teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Participaram grupos de Belford Roxo, Nova Iguaçu, Paracambi, Duque de Caxias, Queimados e de Vassouras.

O secretário de Cultura, Bruno Nunes, relembrou o motivo das comemorações da Folia de Reis. “Apesar do Dia de Reis ser comemorado em 6 de janeiro, as apresentações começam dia 24 de dezembro e vão até 20 de janeiro, quando se comemora o Dia de São Sebastião. Nesse período, lembramos a atitude dos Três Reis Magos, que visitaram o Menino Jesus, prestando a eles homenagens e os presenteando. E estamos trabalhando para manter esta tradição viva”, disse Bruno.

Fernando Antônio da Silva e Luiz Ricardo são coordenadores do encontro. Segundo Fernando, essa foi a primeira vez que receberam apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. “O 10º Encontro de Folia de Reis foi brilhante, principalmente pelo apoio que recebemos esse ano da Prefeitura. O evento folclórico tem uma função primordial para a população que gosta da Folia de Reis, pois é uma forma de resgate dessa cultura. Hoje, meu neto conhece e sabe o que é a Folia de Reis”, falou Fernando.
________________________________________________________________________

 O bairro Andrade de Araújo está recebendo o projeto “Seu Bairro de Cara Nova”  

A Prefeitura de Belford Roxo iniciou nesta segunda-feira (15), a limpeza de bueiros e a retirada de areia trazida pelas chuvas espalhada ao longo dos 700 metros da Rua Castro Alves, no bairro Andrade Araújo. O mutirão de limpeza tem como finalidade preparar a via para ser recapeada ainda esta semana. A ação faz parte do Programa “Seu Bairro de Cara Nova”, que está reurbanizando os bairros da cidade, levando saneamento básico, pavimentação, nova iluminação e construção de calçadas com acessibilidade.

secretário municipal de Conservação, Paulo Sérgio Correa Luna, o Mano, eAndrade de Araújo, destacou que dezenas de funcionários estão trabalhando a todo vapor para que a via possa receber a pavimentação esta semana. Ele explicou também que o asfalto irá atingir também outros dois trechos, na Estrada da Prata e o outro na Avenida Heliópolis. “Além da pavimentação, as calçadas da via serão reformadas e ganharão acessibilidade. Se o tempo ficar firme, iniciaremos o recapeamento ainda esta semana”, finalizou Mano.

A Rua Castro Alves é uma via importante, pois liga Belford Roxo a uma localidade conhecida como Posto Treze, em Nova Iguaçu. “Moro há cerca de 15 anos em Andrade de Araújo e nunca recebemos um tratamento especial como agora. Nossa cidade está bem cuidada”, disse a estudante Raiane Silva Nascimento, de 24 anos.
_______________________________________________________________________

Médicos convocados em Belford Roxo

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo está convocando médicos inscritos no Processo Seletivo Simplificado da Saúde. Eles vão atuar nas principais unidades e nos programas do município como o Melhor Em Casa e o Estratégia da Saúde da Família.  Os convocados  deverão comparecer até a próxima quarta-feira, dia 17, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Saúde, na Avenida Benjamin Pinto Dias 610, no Centro de  Belford Roxo, portando as originais e cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, PIS/PASEP, título de eleitor e comprovante das últimas eleições, certidão de nascimento ou casamento, carteira do conselho regulador (quando for o caso), comprovante  de escolaridade, certidão de antecedentes criminais, declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou declaração de isento, certificado de reservista (candidato do sexo masculino), exame admissional carimbando pelo médico do trabalho e 3 fotos tamanho 3x4.

O secretário de Saúde do município, Vander Louzada, informa que o não comparecimento do candidato dentro do prazo estabelecido na publicação do Diário Oficial (portaria número 005/SEMUS/2018 de 12 de janeiro de 2018), implicará em sua eliminação do processo seletivo.  O Processo Seletivo Simplificado para a área da saúde de Belford Roxo foi aberto em julho do ano passado e foram oferecidas 2.620 vagas para atendimentos nos programas da rede municipal de saúde, como o Melhor em Casa, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), SAMU, Estratégica da Saúde da Família, Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), Saúde Mental, Reabilitação, Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), Policlínica Especializada de Atenção a Criança e Adolescente, Atenção Básica e Rede de Urgência e Emergência.   Mais informações no Diário Oficial da Prefeitura de Belford Roxo, que pode ser consultado através do:www.prefeituradebelfordoroxo.rj.gov.br.  
_______________________________________________________________________
Prefeitura de Belford Roxo cadastra para Identidade Jovem

Fotos: divulgação

1-    O cadastramento para o ID Jovem foi feito na igreja Nossa Senhora da Conceição

2 – Durante toda manhã, 40 jovens se cadastraram e aguardam agora a emissão do documento

A Secretaria Executiva da Juventude de Belford Roxo realizou, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, Centro, mais uma ação de cadastramento da Identidade Jovem (ID Jovem), programa do Governo Federal que beneficia com descontos e gratuidade  jovens com idade entre 15 e 29 anos. Belford Roxo é o 5º município com jovens na faixa etária para fazer o documento, perdendo apenas para a Capital, São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Durante toda manhã foram cadastrados 40 jovens.
Uma das exigências para obter a Identidade Jovem é ter renda mensal familiar até dois salários mínimos (R$ 1.874). Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses. Quem não tiver o CadÚnico pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de casa e fazer o cadastro, gerando assim o Número de Inscrição Social (NIS). Depois é só baixar o aplicativo ID Jovem e preencher o cadastro. “Creio que em Belford Roxo 36 mil jovens cumprem os requisitos e podem se cadastrar no Programa ID Jovem. Aos poucos estamos fazendo o cadastramento”, disse o secretário-executivo da Juventude, Jadir Elias Filho.Mais informações podem ser obtidas na Secretaria-Executiva da Juventude, que fica à Avenida Benjamin Pinto Dias, 1130, salas 301/302 – prédio do Shopping Nova Belford Centro).
___________________________________________________________________    
O que é Identidade Jovem  






A Identidade Jovem é o documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude:  meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização) e reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual


 ___________________________________________________________________
Profissionais avaliam população

para atividades físicas em Belford Roxo


A segunda etapa do projeto “Verão na Marca” da cidade de Belford Roxo acontece nesta quarta-feira (17), em dois horários, das 6h às 10h e das 17h às 21h. O evento da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, acontece uma vez por mês durante todo o verão na Vila Olímpica, que fica na Rua Lecílio, s/n, bairro Nova Piam. O objetivo do projeto é de orientar a população sobre sua condição física colocando à disposição das pessoas a possibilidade de avaliação Antropométrica com profissionais de Educação Física. Entre as avaliações que serão realizadas estão a bioimpedância, Índice de Massa Corporal (IMC) e Relação Cintura-Quadril (RCQ) que analisam a composição corporal, peso do indivíduo em relação à sua altura para indicar o peso ideal e cálculo de medidas da cintura e do quadril para verificar o risco de doenças cardiovasculares. E o melhor, tudo de graça. Vale lembrar que na parte da noite será realizada uma campanha de vacinação contra Febre Amarela em parceria com a Secretaria de Saúde.

Serviço:
Projeto “Verão na Marca”
Dia: 16/01 (quarta-feira)
Horário: 6h às 10h e 17h às 21h
Local: Vila Olímpica, Rua Lecílio, s/n, bairro Nova Piam
_________________________________________________________________________________________
   Ouvidoria Geral de Belford Roxo
dobra o número de Itinerantes

A equipe da Ouvidoria Itinerante de Belford Roxo segue a todo vapor. Nesta quarta-feira (17), será a vez da população do bairro Sargento Roncalli (próximo a E.M. Tenente Mozart Pereira dos Santos) de fazer pedidos, reclamações e tirar dúvidas. O atendimento vai ser realizado das 9h às 14h, em uma tenda montada. Já na próxima quinta-feira (18), o bairro Nova Aurora (próximo ao Largo da Baiana), recebe a equipe de ouvidores das 9h às 14h. Nesta semana, a Ouvidoria Itinerante passou pelos bairros São Francisco e Santa Maria.

O Ouvidor Geral, Igo Menezes, falou sobre os planos da Ouvidoria para este ano. “Para contribuir na melhorara do atendimento à população, além do decreto do prefeito Waguinho, onde ficou estabelecido que as Secretarias teriam até 15 dias para responder os questionamentos apurados pela nossa equipe, estamos dobrando o número de Itinerantes este ano. Agora teremos atendimentos sendo realizados em pelo menos quatro dias na semana”, disse Igo. Vale lembrar que o setor de Ouvidoria Geral está funcionando na sede da Prefeitura, que fica na Avenida Floripes Rocha, nº 378, no Centro. O atendimento à população é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, a Ouvidoria pode ser contatada por canais como telefone:2661-1292, e-mail ouvidoria@prefeituradebelfordroxo.rj.gov.br e facebook /OuvidoriaGeralBelfordRoxo.
_______________________________________________________________________

Avaliação física na Vila Olímpica de Belford ROXO


Avaliação física pela manhã e à tarde e entre os horários um aulão de zumba. Foi o que aconteceu na segunda etapa do projeto “Verão na Marca”. O projeto da Prefeitura de Belford Roxo acontece através da Secretaria de Esporte e Lazer, que colocou à disposição das pessoas a possibilidade de realizarem avaliações Antropométricas com profissionais de Educação Física que avalizaram a condição física para a prática do exercício dos participantes. Durante a etapa da tarde, as pessoas que compareceram também puderam tomar a vacina contra a febre amarela, numa parceria com a Secretaria de Saúde.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Celso Miranda, o projeto que acontece uma vez por mês durante todo o verão, vai muito além de uma atividade física. “Nessa segunda etapa ainda tivemos números alarmantes sobre excesso de peso e o número de pessoas atendidas foi maior que a primeira edição. No horário da manhã, tivemos cerca de 100 pessoas atendidas”, disse o secretário. Celso também informou que entre os dois horários da ação, um aulão de zumba foi oferecido para a população.



Peso e altura

O casal Ademir Rocha, 66 anos e Zuleide Maceno, 67, aproveitaram para realizar as avaliações. “Como sou diabético, fui orientado a realizar caminhadas gradativas e informado que atividades físicas diárias ajudam a regular o açúcar no sangue”, disse Ademir. “Nunca pratiquei atividade física. Mas agora fui orientada a caminhar, mas antes tenho que ter liberação do meu médico, pois sou hipertensa. Achei esse projeto uma boa iniciativa, pois nunca tivemos algo parecido”, disse Zuleide.  

Entre as avaliações realizadas estão bioimpedância, Índice de Massa Corporal (IMC) e Relação Cintura-Quadril (RCQ), que analisam a composição corporal, peso do indivíduo em relação à sua altura e cálculo de medidas da cintura e do quadril.

________________________________________________________________________

 Prefeitura de Belford Roxo sorteia 900 casas do Programa Minha Casa Minha Vida

1 –Os condomínios são dotados de toda infraestrutura e área de lazer

Cada apartamento do condomínio tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro
A Prefeitura de Belford Roxo realiza nos dias 19 (sexta-feira) e 20 (sábado), a partir das 10h, no Ciep Constantino Reis, em São Bernardo, os sorteios de 900 unidades do Condomínio Residencial Baleares (blocos 7,8 e 9), em Santa Tereza. A entrega das casas está prevista ainda para este primeiro semestre. No ano passado, a Secretaria de Habitação e Urbanismo entregou 1.100 casas. Para fevereiro estão previsto mais dois dias de sorteios para o Condomínio Residencial Vale do Ipê, em Jardim do Ipê. São Mais 537 unidades. Somente com os três condomínios o município recebeu investimento de cerca de R$ 100 milhões do
Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Dias depois do sorteio, as famílias participam de uma reunião de esclarecimento. As próximas etapas são a assinatura de contrato e a entrega das chaves. O secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Reginaldo Gomes, destacou que cada unidade tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, parquinho para as crianças, quadra poliepsortiva e área de convivências. A renda familiar do contemplado tem que ser de até R$ 1.800. “Acredito que, no máximo, a entrega das casas do Condomínio Residencial Baleares (blocos 7, 8 e 9) será em 30 dias após a assinatura do contrato”, concluiu, destacando que, durante o sorteio, são reservados 3% das unidades para pessoas com deficiência (neste caso, o banheiro é adaptado) e 3% para idosos. Reginaldo Gomes acrescentou ainda que para abril está previsto o sorteio de mais 700 casas no Condomínio Babi, no bairro Recantus.
O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, frisou que Belford Roxo está crescendo e tentando oferecer melhor qualidade de vida ao cidadão. Ele enfatizou que a parceria da Prefeitura com o Governo Federal é importante para tentar diminuir o déficit habitacional do município, que se arrasta há anos. “Oferecer moradia digna às pessoas é uma das metas do nosso governo. Fico feliz quando faço a entrega das casas e vejo a família se emocionando porque conseguiu sair do aluguel. Isso é gratificante”, argumentou Waguinho.

textos originais fornecidos pela secom.




Nenhum comentário:

Postar um comentário