Pesquisar este blog

Anúncios

sexta-feira, 27 de julho de 2018

CADE O PREFEITO? EM AÇÃO SOCIAL DE ITAIPU/Belford Roxo promove I Fórum sobre Álcool e Drogas





A ação social ofereceu uma série de serviços gratuitos à população
A ação social recebe sempre um bom público. Um dos serviços mais procurado é o cadastro no Bolsa Família


 A Prefeitura de Belford Roxo promoveu nesta quarta-feira (25/07), das 09:00 horas. às 13:00 horas, no bairro Itaipu, mais uma edição do projeto Cidadania em Ação, que oferecerá diversos serviços gratuitos à população. Na quinta-feira (26-07), a ação será no Parque Esperança (Estrada Juscelino Kubitschek, s/n, lote 12, quadra 1)Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Fundação e Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel). 

A ação social é realizada duas vezes por semana e oferece diversos serviços nas áreas social e de saúde.Quem for ao local terá acesso a serviços como vacinação contra a febre amarela, HPV e gripe, aferição de pressão arterial e glicose, vaga legal, vale social, passe interestadual, casamento civil, curso técnico de vendas, Morar Legal, isenção para a segunda via da carteira de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), certidões de nascimento, casamento e óbito, benefício do Bolsa Família, serviços da ouvidoria e ainda poderá se inscrever no Vestibular Cidadão (Ensino a Distância) -  uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Castelo Branco.A ação do bairro Itaipu será realizada na Rua Civilização, 95 (próximo ao ponto final do ônibus Itaipu-Central).
________________________________________________________________________

     Belford Roxo promove I Fórum sobre Álcool e Drogas

A médica do CAPS Ad da cidade, Luana Laurito, fez palestra sobre a Redução de Danos e o Trabalho no CAPS Ad. O I Fórum sobre Álcool e Drogas da Saúde Mental do município contou com a participação de 60 pessoas 

Conscientizar a sociedade, técnicos e futuros profissionais e levar conhecimento sobre álcool e drogas foi o objetivo do I Fórum sobre Álcool e Drogas da Saúde Mental de Belford Roxo – CAPS Ad, que aconteceu nesta quinta-feira (26). O evento é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e aconteceu na Uniabeu. Com o tema “Álcool e Drogas – Uma questão de saúde pública”, os 60 participantes puderam discutir, refletir e compartilhar experiências da atenção e cuidados em saúde mental do município. Os participantes do evento receberam certificados.
Durante o encontro, profissionais da área abordaram temas como “A Lei Antimanicomial e a importância do diálogo com a rede de serviços e instituições” (Waldemir Junior, psicólogo e ex-técnico do CARE AD), o “Matriciamento na atenção primária e o cuidado comunitário, a partir da Estratégia de Saúde da Família (ESF)” (Paulo Pontes, coordenador de Saúde Mental do Rio de Janeiro) e ainda a “Redução de Danos e o Trabalho do CAPS Ad” (com Luana Laurito, médica do CAPS Ad de Belford Roxo).

De acordo com o diretor de Saúde Mental da rede, Paulo Patrocínio, cerca de 2.800 pessoas estão cadastradas nos CAPS. “O Fórum serviu para trazer  luz ao sofrimento que envolve o usuário e seus familiares e principalmente mostrar o quanto as políticas públicas são de grande importância para o processo de redução de danos. As drogas mais perigosas que temos hoje são as legalizadas como, cigarro e álcool, já que as pessoas usam sem responsabilidade. Quero agradecer o prefeito Waguinho e o secretário de Saúde, Vander Louzada, pelo apoio em nosso evento”, concluiu Paulo, que ainda informou que uma equipe trabalha a autoestima das mães dos usuários que acabam adoecendo junto.
Belford Roxo tem atualmente três Caps. O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Zaira Vicente Bicchieri, na Rua João Fernandes Neto, 920, no Centro, o Caps Geral, que fica na Rua Expedicionário Eliaquim Batista, 296, em Areira Branca e o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), na Rua Adil Miranda, 98, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os Caps contam com uma equipe multidisciplinar, formadas por psicólogos, médicos, psicopedagogos e assistentes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário